sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Título de hoje:

*Serpentina
.
Sexta-feira de carnaval! É povo que vai, povo que vem, povo pulando e eu com minha reserva feita: lado esquerdo do sofá. O aparelho de DVD vai trabalhar muito aqui em casa por esses dias.

Também vou aproveitar e ir ao cinema conferir alguns filmes ainda antes da noite do Oscar 2010, para talvez acompanhar melhor as premiações. Digo "talvez acompanhar", pois desde o ano em que "Titanic" ganhou onze estatuetas, tomei antipatia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Mas isso é um outro assunto que não quero aprofundar agora. Meu foco no momento são as produções recentes e para este post reservei os curtas-metragens de animação que estão concorrendo neste ano. Já tenho meu palpite, mas vamos por partes.

Os indicados nesta categoria são: French Roast, Granny O'Grimm's Sleeping Beauty, The Lady ant the Reaper (La Dama y La Muerte), Logorama e A Matter of Loaf and Death.

French Roast:


Estereótipos estão por toda parte nesta animação francesa de 2008: um homem distinto; um mendigo bem encardido cheio de manias; uma freira velhinha aparentemente inofensiva, bem estilo a Vovó, dona do Piu Piu. Ainda tem um garçom e um policial envolvidos na trama. Toda a história se passa em um restaurante (ou seria um café parisiense?) e os fatos se desenrolam quando o tal homem cheio de pompa decide protelar o pagamento de sua conta de almoço ao perceber que esqueceu a carteira de dinheiro. A maneira que encontrou de enrolar o garçom foi pedir vários cafezinhos, um após o outro. Onde entram a velhinha, o mendigo e o policial? Só assistindo para saber... Roteiro simples, de humor sutil e m
oral óbvia, mas isso está longe de ser um ponto negativo
.
Os detalhes do cenário e dos aspectos físicos dos personagens são primorosos. Um grande espelho no estabelecimento, por exemplo, dá um toque fantástico: a partir dele se tem a noção de outras ações. O único ponto que me desagradou foi a resolução um pouco fraca para um outro problema rapidamente enfrentado pelo protagonista. Ainda assim
French Roast é o meu curta preferido, mas não acredito que seja o grande vencedor da noite.
Últimas notas: a
ssinada por Fabrice O. Joubert, pelo o que pesquisei, esta produção com um pouco mais de oito minutos de duração é a sua primeira como roteirista e diretor. A trilha sonora é de Olivier LLiboutry. Site: http://www.frenchroast.fr/
.


.
Granny O'Grimm's Sleeping Beauty:

Infelizmente não encontrei pela internet afora uma versão com legenda em português. Mas mesmo meu inglês não sendo fluente, consegui acompanhar bem a história, não comprometendo muito minha visão sobre o curta (acredito). Animação irlandesa também de 2008, trata-se de um conto de fadas interpretado de uma maneira diferente por uma avó, mais uma senhora de aparência terna. E que narradora! Ela simplesmente incorpora uma das personagens, uma velha fada que não foi convidada para o batizado da princesa. Seu envolvimento com o conto é o charme do curta, distorcendo um pouco a tradicional imagem da avó contando uma história para seu neto. Muito bem feito, divertido (a velhinha atormentada é apaixonante), mas ao meu ver não leva a estatueta.
Últimas notas:
esta produção com seis minutos de duração tem o roteiro de Kathleen O'Rourke (a dona da voz da avó) e direção de Nicky Phelan


The Lady ant the Reaper:

Coincidência? Lá vamos nós para uma terceira personagem idosa. Inicialmente doce e solitária, ela mora em uma fazenda. Saudosa de seu falecido marido, se vê como motivo de disputa entre a vida na figura de uma equipe médica e a morte em sua tradicional imagem, a caveira vestida com capuz negro e portadora de uma foice. Embora o tema possa parecer mórbido, há um forte apelo cômico. O início me emocionou, o fim me fez rir, o miolo me cansou: para mim o curta quase se perde totalmente no excesso de ações, muitas delas surrealista (me atrevo até a dizer que há uma referência ao jogo de videogame "Katamari Damacy" do Playstation 2). Atenção para quem gosta de apertar stop assim que aparecem os créditos: tem mais uma pequena seqüência de cenas à frente.
Últimas notas: s
erá culpa de Antonio Banderas as passagens exageradas? Não, não... Ele apenas produziu. E
ssa produção com aproximadamente sete minutos de duração foi escrita e dirigida por


Como a postagem está ficando pesadinha, deixarei Logorama e A Matter of Loaf and Death para a minha próxima aparição por aqui. Até mais!

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário